O universo da tecnologia ganhou novas aspirantes nesta quarta-feira, 21/01, com o início da nova turma do Perifa Tech Mulher, marcando o começo da 2ª edição do programa realizado pela Central Única das Favelas de Sergipe e que vem ampliando o acesso de mulheres da periferia ao setor da tecnologia. A primeira aula foi marcada por atenção total e muita expectativa: concentradas, as alunas mal piscavam os olhos enquanto acompanhavam cada detalhe do conteúdo, demonstrando o interesse em aproveitar ao máximo a oportunidade de aprendizado.
Para Rafael Silva, coordenador e instrutor do projeto, o Perifa Tech Mulher é um curso de capacitação que passa informações, insumos, conhecimentos e ferramentas para que elas coloquem em prática e fomentem o protagonismo feminino na tecnologia. “Espero aqui formar 25 meninas aptas e felizes com seus próprios negócios ao final do projeto e vê-las ganhando o mundo”, comenta Rafael.
A iniciativa fortalece o protagonismo feminino, incentiva a autonomia financeira e mostra que a tecnologia também é lugar de mulher: seja criando soluções digitais, empreendendo ou ocupando posições de liderança no mercado.
Além do protagonismo na tecnologia, o curso oferece conhecimento também em ferramentas que fortalecem o empreendedorismo e o marketing do negócio. Foi pensando nisso que a aluna Bárbara Emilly, 22 anos, viu no curso uma oportunidade para colocar em prática o seu sonho de ser empreendedora. “Eu espero que me ajude na faculdade também, que eu vou começar a faculdade de Marketing Digital e quero criar meu negócio, uma loja de artigos asiáticos. Eu espero sair do curso já aprendendo bastante, já conseguindo ter um pouquinho da minha loja”, explica a aluna.

Em um setor historicamente marcado pela desigualdade de gênero, ampliar a presença feminina é fundamental para gerar inovação, diversidade de ideias e soluções mais conectadas com a realidade das comunidades. Quando mulheres acessam a tecnologia, não apenas constroem novas oportunidades profissionais, mas também impulsionam o empreendedorismo local e impactam diretamente suas famílias e territórios.
Ao longo da formação, as participantes terão acesso a conteúdos práticos e atuais, integrando tecnologia, inovação, marketing digital, educação financeira e ferramentas de negócios, preparando-as tanto para o mercado de trabalho quanto para a criação de seus próprios empreendimentos.
A nova edição conta com a parceria institucional do Instituto JCPM (IJCPM), reconhecido por sua trajetória de atuação social. Para a assistente de coordenação do instituto, Evelyn Monielle, esta parceria é muito importante para o empreendedorismo feminino, já que o IJCPM e a CUFA Sergipe possuem propósitos alinhados à transformação social. “A gente acredita que essas mulheres vão sair daqui com essa independência, com esse aprendizado e com esse conhecimento para que elas possam desenvolver o próprio negócio e ingressar no mercado de trabalho”, disse Evelyn.

O projeto conta com o apoio do Ministério das Mulheres, por meio de Emenda Parlamentar da deputada federal Katarina Feitoza (nº 975766), reforçando o compromisso com políticas públicas de inclusão e igualdade de gênero.
No Perifa Tech Mulher, cada aprendizado é um passo para que mais mulheres se tornem protagonistas de suas histórias e da inovação em suas comunidades.
Por Diretoria de Comunicação CUFA Sergipe.