A Central Única das Favelas de Sergipe (CUFA), através do programa Perifa Tech Mulher II, segue fortalecendo o protagonismo feminino na tecnologia e promovendo inclusão sociodigital por meio da formação prática e acessível. Na aula de hoje, as participantes deram um importante passo em sua jornada de aprendizado ao desenvolver e publicar seus próprios sites na internet.
Durante o encontro, as alunas exploraram ferramentas de Inteligência Artificial voltadas para a criação de páginas web, além de conhecerem plataformas fundamentais para o desenvolvimento digital.

Segundo o instrutor Rafael Silva, o conteúdo apresentado amplia as possibilidades de atuação das participantes no universo tecnológico: “Utilizamos uma ferramenta de I.A. para geração de sites, vimos também o uso do GitHub como local para armazenar nossos códigos, com repositório e versionamento, e um pouco do Vercel, que é uma ferramenta utilizada para publicar sites de forma gratuita. Tivemos um apanhado disso hoje e as meninas já criaram seus primeiros portais, e já está tudo publicado na internet.”

A atividade reforça a proposta do programa de oferecer experiências práticas que estimulem autonomia, criatividade e oportunidades no campo da tecnologia e do empreendedorismo digital.
Esta jornada de protagonismo e aprendizado conta com a parceria institucional do IJCPM e o apoio do Ministério das Mulheres, por meio do Termo de Fomento nº 975766.
Com cada nova aula, o Perifa Tech Mulher amplia horizontes e fortalece o acesso de mulheres das periferias ao conhecimento tecnológico, contribuindo para a redução das desigualdades e para a construção de futuros mais inclusivos.
Por Comunicação CUFA Sergipe